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domingo, 9 de fevereiro de 2014

PORMENORES DA PONTE PÊNSIL

«[...] Era estranha a forma como se acedia à ponte na margem do Porto. Entrava-se no tabuleiro de lado através de uma rampa, que começava no local da anterior ponte das barcas, construída em aterro sobre o rio com a extensão de cerca de oitenta metros.


Em madeira de pinho, importado da Suécia, foi construído o tabuleiro da ponte. Tinha a largura de seis metros, correspondendo quatro à faixa de rodagem e um metro a cada um dos passeios laterais, sobrelevados. As carlingas, vigas transversais em madeira, ligadas pelos topos aos cabos de suspensão e espaçadas de metro e meio, suportavam um estrado de pranchas dispostas em sentido longitudinal. Sobre estas pranchas, e paralelas às carlingas, uma nova fiada de tábuas formava a camada de desgaste. 

Em madeira de carvalho do norte eram as guardas da ponte constituídas por prumos colocados em correspondência com os cabos de suspensão e contraventados por cruzes de Santo André.» (CONTINUA NO LIVRO)

Capítulo «A Ponte Pênsil», 
PORTO DESAPARECIDO 
de MARINA TAVARES DIAS 
e MARIO MORAIS MARQUES.


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