Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

O PORTO DO FOTÓGRAFO BARÃO DE FORRESTER

Foi, sobretudo, um empresário vinícola, e como tal ainda é conhecido, através do vinho do Porto que ostenta o seu nome na própria embalagem. A partir dos anos 30 do século XIX iniciou o processo de total remodelação do comércio de vinho do Porto. Estudou as doenças típicas da videira nortenha e desenhou minuciosos mapas da região vinícola. Recebeu baronato, dado pelo Rei D. Fernando II (regente em nome do filho, Rei D. Pedro V), em 1855.

Joseph James Forrester viria a morrer afogado nas águas do Douro, num naufrágio em S. João da Pesqueira, em 1861. No mesmo barco seguia igualmente D. Antónia Ferreira («A Ferreirinha»), cuja crinolina terá flutuado, trazendo-a à superfície. O corpo de Forrester, que a Imprensa da época dizia andar sempre carregado de moedas de ouro em todos os bolsos, nunca foi recuperado.





O que poucos saberão, é ter sido o Barão de Forrester um dos pioneiros da Fotografia em Portugal, e autor de algumas das mais antigas imagens fotográficas que se conhecem do Porto. Como esta, cuja data rondará o ano de 1854, e que representa - espantosamente - o local onde mais tarde seria aberta a Praça Infante D. Henrique. Pasme-se!





Sem comentários:

Enviar um comentário